8 Filmes com Personagens Fortes

8-filmes

No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, e para não deixar passar em branco essa data tão especial, separei 8 filmes com personagens femininas fortes.

Mas antes vamos fazer uma reflexão sobre o que é ser uma personagem forte:

Uma personagem feminina forte é aquela garota ou mulher que faz suas próprias escolhas, que não se volta exclusivamente a encontrar o seu par ideal ou viver as sombras dos homens. Elas podem ser esposas, filhas, irmãs, amigas, namoradas, mas não são definidas por suas ações. Elas tentam mudar o mundo a sua volta.

Personagens fortes agem, não esperam as coisas “caírem de para-quedas”. Suas ações são guiadas pelo que elas acreditam ser o certo, não pelo que alguém as mandou fazer. Elas fazem as suas escolhas apesar das dificuldades. Utilizam suas habilidades e conhecimento para ganhar independência, sabendo das suas responsabilidades subsequentes.

Confira as minhas escolhas (lembrando que essas foram apenas algumas selecionadas e que foram baseadas na minha opinião):

 1. Mulan – Mulan – Disney (1998)

a3444577236_10Um dos meus filmes favoritos da Disney. Mulan não é uma história comum para a sua época. Década de 90, a Disney retratava personagens feministas indefesas, que necessitavam ser salvas do mal do mundo, se possível por um príncipe. Contudo, Mulan decidiu saltar para um outro nível, onde a mulher era vista como uma salvadora. Acabando com a tradição do “casamento arranjado” de sua família, ela se disfarça de homem, foge de casa e se apresenta para a guerra no lugar de seu pai, que já se encontrava velho e doente, para protegê-lo. A garota passa por diversas dificuldades, mas sua história serviu e ainda serve de inspiração para muitas mulheres!

2. Merida – Valente – Disney Pixar (2012)

oboitut.com_3480Merida é uma princesa de cabelos ruivos que, simplesmente, não quer se casar. Ela prefere montar seu cavalo, beber água de cachoeiras e usar o arco e flecha. Merida é uma garota forte, capaz, decidida e corajosa. Mas ainda assim, é uma princesa, e o maior dos seus problemas é o casamento arranjado e todas as regras da família real. Assim, contra a sua vontade é organizada uma competição para escolher seu futuro marido e para fugir de tudo isso ela recorre à ajuda de uma bruxa, contudo as coisas não ficam muito bem e a jovem precisa ajudar sua mãe e impedir que seu reino entre em guerra com os povos vizinhos. Até Valente a Pixar nunca havia feito uma garota protagonista.

3. Tiana – A Princesa e o Sapo – Disney (2009)

1464785_1426894669886_fullPrincesa por casamento, Tiana nunca pensou que um dia se tornaria da realiza. Um filme que retrata a independência da mulher perante os homens, demonstrando que não é necessário um príncipe encantado para que suas metas sejam alcançadas. Ambientado na lendária cidade de Nova Orleans, berço do jazz, a animação apresenta uma jovem afro-americana que vive no encantador bairro francês.

Desde criança, Tiana sonha em ter um restaurante próprio, o que faz com que tenha dois empregos e junte o máximo de dinheiro possível. Assim, quando surge a oportunidade conseguir a quantia necessária para que possa enfim alugar o imóvel de seus sonhos ela aceita, mesmo sendo um trabalho na festa realizada para o príncipe Naveen, que acabará de chagar a cidade. Entretanto, um incidente faz com que a vida de Tiana vire ao contrário e ela tem que manter sua força, determinação, humildade, perseverança e fé para que consiga fazer com que tudo volte ao normal.

4. Anna e Elsa – Frozen – Disney (2013)

maxresdefaultUm filme que retrata muito bem o ‘Girl Power’. Duas irmãs que nos mostram que nem todo beijo de amor verdade precisa ser dado por um príncipe encantado. O filme retrata a busca de Anna por Elsa, sua irmã que possui poderes congelantes e que fugiu para salvar o reino, mesmo isso não tendo ajudado muito no fim. Uma história envolvente que mostra para o mundo a independência e o amor entre irmãos.

5. Hermione Granger – Harry Potter – Warner Bros. Entertainment (2001 – 2011)

3-reasons-harry-potter-s-friend-hermione-granger-would-make-an-amazing-friend-hermione-g-543557Hermione Jean Granger é para mim uma das principais heroínas modernas da literatura. Inteligência, esperteza e sensibilidade foram alguns dos fatores que ajudaram Harry e Rony a passarem pelos momentos perigosos em seu caminho. Quando precisou alterar as memórias de seus pais para garantir a proteção deles, quando criou a associação F.A.L.E., para proteger os elfos domésticos dos maus tratos, quando agiu contra a opinião de Harry para salvar a vida deles, Hermione agiu e não foi apenas uma mera espectadora do que acontecia ao seu lado. Ela coloca em prática e aguenta as conseqüências de seus atos. Sem sua ajuda, talvez a história de Harry seria muito mais curta. Mesmo depois de se tornar esposa e mãe não perdeu o posto de personagem forte.

6. Katniss Everdeen – Jogos Vorazes – Lions Gate Entertainment (2012-2015)

mockingjay1Katniss ao ver sua irmã sendo colocada nos Jogos Vorazes se voluntario para ir em seu lugar. Acostumada à constante batalha contra a fome, ela se vê em vantagem nos Jogos e a única vez em que se permite ser ajudada. A jovem é uma excelente arqueira, pois foi obrigada a caçar para alimentar sua família desde sempre. Sua família é sua fraqueza e sua força, e é por ela que Katniss vence os Jogos mais de uma vez, além de lutar contra o governo opressor, se tornar símbolo de rebelião, liberdade, e lutar por um mundo justo!

Katniss é uma personagem feminina que não liga se vai agradar ou não. Ter uma heroína que mata, caça, tem coragem e não precisa mostrar mais do que o necessário, enfurece muitos homens. Katniss é uma sobrevivente.

7. Miranda Priestly – O Diabo Veste Prada  – Fox Filmes (2006)

prada3_zoomMiranda Priestly é a famosa editora-chefe da maior revista sobre moda do mundo. Sabe comandar e fazer com que tudo e todos façam o que ela quer e do jeito que ela mandar. Sua opinião é a única que conta. Muito exigente, ela faz com seus funcionários trabalhem o máximo para garantir sempre a liderança no mercado da moda. Contudo, a “diaba” possui um lado sensível que poucos tem a oportunidade de conhecer. Depois de tantos golpes da vida, Miranda criou barreira entre seu coração e mente para se proteger. Com tanto poder em mãos, ela “precisa” parecer forte. Como todas as mulheres, Priestly pode ter todos os lados da moeda e pode ser quem quiser ser. Miranda é uma mulher poderosa, independente, admirada e  que sabe negociar, mesmo o filme colocando todas essas qualidades como sendo do mal, não tem como não se apaixonar pela história dessa alta executiva.

8. Dra. Ryan Stone – Gravidade  -Warner Bros. (2013)

Gravity trailer -- Pictured: Sandra Bullock (Screengrab)

Dra. Ryan Stone, uma brilhante engenheira médica em sua primeira missão espacial, ao lado do veterano Matt Kowalsky (George Clooney) em seu último voo antes da aposentadoria. Era para ser apenas uma operação de rotina fora da nave, contudo a nave é destruída, deixando Stone e Kowalsky à deriva no espaço, ligados um ao outro apenas por um cabo. Um silêncio ensurdecedor, assim eles são deixados no espaço – sem contato com a terra e qualquer chance de resgate. O medo vira pânico, consumindo rápido o pouco oxigênio que resta. Solidão e vazio. Como não enlouquecer no espaço? Uma história incrível que retrata a força de vontade e a determinação de uma mulher numa situação muito complicada. A excelente atuação de Bullock nos deixa super atentos e apreensivos durante todo o filme, provocando simpatia e muita emoção. Não é qualquer homem que é capaz de superar o que ela aguentou.

Aqui estão as minhas 8 personagens fortes. Muitas ficaram de fora, mas para você: qual outra deveria estar nessa lista? 

Autora do Viajando Entre Mundos. Mineira, 22 anos, canceriana. Jornalista.
Completamente apaixonada por filmes, livros, séries, música e viagens.

Posts Relacionados

Comments

comments

Autora do Viajando Entre Mundos. Mineira, 22 anos, canceriana. Jornalista.
Completamente apaixonada por filmes, livros, séries, música e viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *